Artrogripose

Artrogripose significa articulação rígida, com pouco ou nenhum movimento. A criança que ao nascimento apresenta ao menos três articulações rígidas, com pouco ou nenhum movimento, pode ser diagnosticada com artrogripose.  Esta condição ocorre em centenas de doenças, com causas e outros sintomas diversos. Deste modo, o termo artrogripose não significa uma doença isolada, mas sim um grande grupo de doenças, que possuem em comum as articulações rígidas.

A causa da artrogripose é multifatotial. Fatores genéticos, doenças maternas, agentes químicos, etc são descritos como causadores. O que há em comum é uma diminuição dos movimentos fetais durante a gestação, que causa as contraturas articulares.

Esta doença ocorre em cada 1:3000 nascidos-vivos. O quadro mais grave acomete os quatro membros e é chamado de amioplasia. A maioria dos pacientes apresenta inteligência normal.

Nas áreas acometidas, o tecido muscular é substituído por tecido fibrótico, com pouca ou nenhuma mobilidade. As articulações são rígidas e muitas vezes com deformidades, como joelho fletido, pés tortos, etc.

O tratamento deve ser iniciado logo após o nascimento. Uma equipe formada por médicos e terapeutas é necessária para traçar os objetivos e promover o tratamento mais adequado.

Os exercícios de alongamento devem ser combinadas com o uso de órteses e eventual uso de gessos seriados. O posicionamento correto das articulações é muito importante, muitas vezes obtido através de cirurgias ortopédicas.